Existem vários caminhos para o empresário que decide promover sua empresa. As soluções mais simples geralmente são pontuais, intuitivas e costumam se resumir a materiais pouco elaborados, geralmente impressos, que listam serviços e produtos ou que divulgam promoções.
Aqueles que reconhecem a utilidade da internet para os negócios fazem um site ou criam um perfil em alguma rede social como o facebook e o Instagram. Mas depois de um tempo sem conseguir bons resultados, a maioria desiste.
E aí surge a dúvida: a internet ajuda ou não a fazer negócios?
Neste artigo vamos falar sobre o que anda acontecendo neste universo, sobre o que pode ser feito para estimular as vendas e o mais importante: como fazer. Bora ler o que preparamos para você?
Empresas e a internet do passado
Na década de 90 quem tinha um site nadava em status. E era só isso mesmo, já que a visitação era pequena e não existia nada de e-commerce.
No começo dos anos 2000 já era possível fazer um site sem ter que vender um pulmão. Os sites de busca ajudavam a organizar a bagunça e a atrair visitantes, embora fosse bastante fácil manipular os resultados.
Nestes primeiros anos da internet o profissional responsável por fazer a mágica era o Webmaster. Tudo era feito por esta única pessoa, que criava o visual, escrevia textos e preparava imagens, fazia a programação e colocava tudo no ar.
Com o passar dos anos, os sites ficaram mais complexos. Novas tecnologias surgiram e o conhecimento necessário para criar um projeto de qualidade aumentou muito. O Webmaster já não era capaz de cuidar de tudo.
Empresas e a internet dos nossos dias
O mundo já está acostumado com a internet. É preciso mais do que um site básico para despertar a curiosidade das pessoas. O site tem que estar preparado para computadores, celulares e tablets. Sua estrutura e conteúdo devem ser organizados de acordo com centenas de regras para que possa ser localizado pelo Google e apareça entre as primeiras posições. Todas as páginas precisam ser leves, ou seja, abrir rápido e sem consumir o plano de dados de quem acessa usando o celular.
Além do site, existem as redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube e outras, cada uma com suas regras e comportamentos… e cada usuário com desejos diferentes. A linguagem usada em uma rede pode não funcionar em outra, e o mesmo acontece com a imagem.
Também é possível fazer propagandas especiais para a internet. No Facebook e Instagram, elas são conhecidas como SocialAds. No Google, como AdWords. Servem para a mesma coisa, mas sua criação e a execução da campanha exigem sensibilidade para atender processos distintos e, principalmente, para convencer o usuário a clicar!
Para quem não está acostumado, tudo isso parece muito complicado, impossível de entender… mas existe um segredo: equipes multidisciplinares! Um time com profissionais de diferentes áreas do conhecimento é capaz de executar um projeto robusto em todos os detalhes: o visual do site; a programação leve e atualizada; textos que envolvem os visitantes e que “falam” com o Google etc.
Negócios… eu quero saber de negócios!
O primeiro passo para gerar oportunidades é ter um ambiente sem falhas. Pense em uma loja tradicional. A luz tem que estar agradável, os produtos devem ser expostos corretamente, os vendedores educados, bem vestidos e conhecedores do produto. São coisas que a gente nem percebe, mas que sente falta quando não estão presentes.
Também é preciso ir além do óbvio e criar um clima favorável aos negócios. Pense novamente na loja. Imagine que foi fácil estacionar seu carro, que a fachada chamou sua atenção. Dentro da loja, a circulação é confortável e a temperatura é agradável. Você tem acesso aos produtos expostos. Uma pessoa lhe oferece um café ou uma bebida. Quando isso acontece, você fica a vontade… e quem se sente confortável está mais aberto a fazer negócios.
É a mesma coisa quando falamos da sua empresa na internet.
Um projeto para a internet exige diferentes soluções quando o objetivo é alcançar clientes em diferentes lugares. Um time com conhecimentos que se complementam é o caminho para se obter ótimos resultados na sua comunicação digital.
Um site bonito e organizado, com informações claras e acessíveis. Textos bem escritos, fáceis de entender, que envolvem o visitante e o estimulam a prosseguir com a visita. Canais de atendimento visíveis. Produtos e serviços com boas fotos e conteúdo explicativo. Tudo funcionando com perfeição em computadores e celulares.
Nas redes sociais, imagens selecionadas e textos envolventes, escritos de acordo com as características de cada mídia. Onde é possível publicar links, o visitante pode acessar diretamente o produto ou serviço divulgado. Para quem prefere tudo no celular, o atendimento bem configurado no WhatsApp traz ainda mais conforto.
No e-mail, uma coleção de novidades, promoções ou apenas conteúdo escolhido com cuidado para levar ao cliente informação útil e de qualidade, na dose certa.
Tudo isso é fruto de sensibilidade e de conhecimento técnico.
Em qualquer lugar, é a confiança que estimula a realização de bons negócios. Quando a presença digital de uma empresa é feita com profissionalismo, o visitante é colocado em posição de destaque e percebe este status. Ao se sentir valorizado e confortável, este visitante tem o que é necessário para iniciar um rentável relacionamento com sua empresa.
Este é o caminho para que a internet deixe de ser um custo e se transforme em um investimento.